sábado, 8 de dezembro de 2007

O melhor dos 50 anos do rock

Há exatos 50 anos, em 1954, um caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou num estúdio em Memphis, nos Estados Unidos, e gravou "That's All Right, Mama". Nascia o rock'n'roll, menino rebelde, filho de Elvis, Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e de outros gigantes que criaram a música mais popular e barulhenta do século 20.

Nessas cinco décadas, o rock correu os quatro cantos do mundo e se espalhou como um vírus. Vieram os Beatles e os Rolling Stones; depois, Led Zeppelin e Queen, seguidos por Sex Pistols e Ramones. Quando tudo parecia perdido, surgiu o Nirvana para nos salvar. Quem virá depois?

Para celebrar as 50 velinhas do rock, resolvemos nos arriscar numa missão que, sabemos, é impossível: escolher os melhores artistas e momentos do gênero. Impossível, porque a lista nunca vai agradar a todos. Se o Brasil tem 180 milhões de técnicos de futebol, o planeta tem mais de 4 bilhões de críticos de rock. Mesmo assim, lá fomos nós ouvir 12 dos maiores especialistas brasileiros no assunto, do ex-VJ Kid Vinil a Álvaro Pereira Júnior, colunista do "Folhateen" e jornalista da TV Globo. O resultado dessa enquete roqueira foram seis listas da pesada, indicando os cinco melhores vocalistas, guitarristas, baixistas e bateristas da história do rock, além dos cinco melhores riffs de guitarra e canções.

É claro que nessa grande seleção sempre vai faltar aquela banda da Indonésia que você adora, ou aquele guitarrista panamenho que nós, cretinamente, deixamos de fora. Mas valeu a tentativa! Divirta-se!

MELHOR VOCALISTA
Na disputa entre os reis da voz de cada década, vitória dos anos 90

1- KURT COBAIN (NIRVANA)
2- Elvis Presley
John Lennon (The Beatles)
Joey Ramone (Ramones)
Ian McCulloch (Echo and the Bunnymen)

Dos gritos ao nirvana
Esta foi uma briga de foice: Elvis Presley, John Lennon, Joey Ramone e Ian McCulloch empataram em segundo lugar, conseguindo exatamente o mesmo número de votos. O curioso é que cada um dos escolhidos teve seu auge em décadas diferentes: Elvis foi o rei nos anos 50, John Lennon matou a pau nos 60, Joey Ramone mostrou que não era preciso ser nenhum Pavarotti para cantar punk nos 70 e Ian McCulloch foi "o" gogó dos anos 80, com sua voz rouca e potente. E o vencedor? Para surpresa de muitos, foi Kurt Cobain, do Nirvana. Puristas podem acusá-lo de só saber gritar, mas a verdade é que Kurt sabia dar às suas músicas a entonação e o "clima" necessários. Ele suspirava nas partes mais delicadas, e depois soltava os bichos no refrão. É só ouvir "Smells Like Teen Spirit" para conferir.

MELHOR RIFF DE GUITARRA
Kurt Cobain fatura de novo - desta vez trocando as palavras pelas cordas

1- SMELLS LIKE TEEN SPIRIT (NIRVANA)
2- Satisfaction (Rolling Stones)
3- Paranoid (Black Sabbath)
4- Back in Black (AC/DC)
You Really Got Me (The Kinks)

Cópia que virou clássico
Riff de guitarra bom faz, em duas notas, seu coração disparar. Como o do "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, o grande vencedor. Descaradamente copiado de "More than a Feeling", do grupo Boston, ele marcou o rock do fim do século 20. "Eu só estava tentando copiar os Pixies", disse Kurt Cobain certa vez. Ele conseguiu.
E, de quebra, criou um clássico.
O segundo lugar ficou com "Satisfaction", dos Stones. O guitarrista Keith Richards jura que a inspiração veio num sonho: "Eu acordei, peguei a guitarra e gravei o riff num gravador de bolso. Depois caí na cama de novo e desmaiei. Na manhã seguinte, fui ouvir a fita: era dois minutos de 'Satisfaction', seguido por eu roncando por 40 minutos...". Completam a lista "Paranoid" (Black Sabbath), "Back in Black" (AC/DC) e "You Really Got Me" (The Kinks).

MELHOR GUITARRISTA
Não tem para ninguém: em primeiro lugar, o genial Jimi Hendrix, fácil, fácil

1-JIMI HENDRIX
2- Kurt Cobain (Nirvana)
3- Keith Richards (Rolling Stones)
4- Jimmy Page (Led Zeppelin)
Neil Young

Pelé da guitarra
Essa foi barbada: deu Jimi Hendrix na cabeça, quase por unanimidade. Nada mais justo: o Pelé da guitarra revolucionou o instrumento. Hendrix uniu à tradição clássica do blues um espírito inventivo sem igual, criando riffs que são copiados até hoje. Seu uso da microfonia e suas experimentações com efeitos e distorção abriram a cabeça de muita gente. A surpresa da votação foi Kurt Cobain (de novo!), que ficou em segundo lugar e sabia como poucos mesclar a doçura pop com uma súbita guinada em direção ao barulho. A lista é completada por três mestres: Keith Richards (fã de blues e autoproclamado "filho branco de John Lee Hooker"), Jimmy Page (criador de praticamente todo o vocabulário musical do hard rock) e Neil Young (caipira enfezado e sensível, capaz de emendar uma baladinha ao violão com uma montanha de distorção).

MELHOR BAIXISTA
Paul McCartney na cabeça e um trio de "punks" causando surpresa

1- PAUL MCCARTNEY (BEATLES)
2- John Paul Jones (Led Zeppelin)
3- Dee Dee Ramone (Ramones)
Paul Simonon (The Clash)
Sid Vicious (Sex Pistols)

Duelo de supermúsicos
A disputa foi duríssima entre John Paul Jones e Paul McCartney. No fim, o velho "Macca" e seu baixo Hofner — aquela coisa feia que parece um violino gigante — saíram vencedores, por uma cabeça. McCartney e Jones têm uma coisa em comum: ambos são multiinstrumentistas, grandes compositores e arranjadores. Talvez isso tenha feito a diferença para nossos votantes. Logo depois, vieram Dee Dee Ramone, Paul Simonon e Sid Vicious, trio de ícones do punk, que têm em comum o fato de nunca ter aprendido a tocar direito... Antes que algum fã reclame, vamos deixar uma coisa bem clara: se o único fator a ser considerado nessa eleição fosse qualidade técnica, então gente como Jack Bruce (Cream) ou Steve Harris (Iron Maiden) estaria na frente dos três. Mas esse trio mostrou que não era preciso ser nenhum Beethoven para fazer rock. Bastava querer.

MELHOR BATERISTA
Batera do The Who vence por alguns centímetros de baqueta

1- KEITH MOON (THE WHO)
2- Dave Grohl (Nirvana)
3- John Bonham (Led Zeppelin)
4- Charlie Watts (Rolling Stones)
Ringo Starr (Beatles)

Alucinados x tranqüilões
Foi uma briga pancada a pancada. No fim, Keith Moon superou Dave Grohl e John Bonham por muito pouco. Moon era um alucinado — gostava de se jogar dentro de piscinas dirigindo carros! Seu estilo explosivo e solto contrastava com seus contemporâneos do meio dos anos 60, todos mais comportados e calminhos. John Bonham era outro pirado. Batia tão forte na bateria que parecia estar matando uma vaca. Às vezes, nos shows, estendia tanto seu solo de bateria que os outros membros da banda tinham tempo de escolher uma fã para transar no camarim... Assim como Moon, Bonham morreu de overdose. Já Dave Grohl representa a nova geração dos destruidores de bateria. Toca demais. Completam a lista os tranqüilos Ringo Starr e Charlie Watts, dois músicos que sempre preferiram ser discretos, segurando o ritmo para suas geniais bandas.

MELHOR CANÇÃO
Os Beatles faturam mais uma e deixam cinco mÚsicas emboladas em segundo

1- A DAY IN THE LIFE (Beatles)
2- London Calling (The Clash)
God Only Knows (Beach Boys)
Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
Love Will Tear Us Apart (Joy Division)
Suspicious Minds (Elvis Presley)

Enigma de John Lennon
Como não poderia deixar de ser, essa foi a categoria mais apertada. Cinco clássicos empataram em segundo lugar: "God Only Knows", música preferida de Paul McCartney, "Suspicious Minds", imortalizada na voz de Elvis Presley, "London Calling", a prova de maturidade do punk, "Love Will Tear Us Apart", obra-prima da melancolia e do desespero, e "Smells Like Teen Spirit", o hino punk da geração MTV. Mas a grande campeã foi "A Day in the Life", gravada pelos Beatles em 1967. Desde o primeiro verso ("I heard the news today, oh boy"), essa jóia te pega pela jugular e não solta. Inspirado pela morte de um conhecido num acidente de carro, John Lennon escreveu uma letra tão linda quanto enigmática: seria sobre a banalidade das notícias ruins no jornal? Sobre a guerra? Sobre drogas? Qualquer que seja a resposta, a música é de arrepiar!

"JÚRI "ESTRANHO": Álvaro Pereira Jr. (colunista do "Folhateen", TV Globo), André Barcinski (autor de Barulho - Uma Viagem pelo Underground do Rock Americano), André Forastieri (Editora Conrad), Fábio Massari (MTV), Ivan Finotti (revista Flashback), Kid Vinil (rádio Brasil 2000 FM), Lucio Ribeiro (Folha de S. Paulo, Folha Online), Marcelo Orozco (autor de Kurt Cobain - Fragmentos de uma Autobiografia), Paulo César Martin (programa Garagem), Roberto Sadovski (revista Set), Rodrigo Salem (revista Set) e Thiago Ney (Folha de S. Paulo)

 
Design by Scooby Doo jogos